Criar um Site Grátis Fantástico
 Visite Ponte da Barca
nation2.com

comunidades.net

Lindoso

Moinho de água - Parada, Lindoso

 

 

Castelo e Espigueiros

 

O Castelo de Lindoso, reconstruído e ampliado por D. Dinis, em 1278, pois este residia nele durante caçados que fazia no Gerês. A sua fundação como Castelo, deve situar-se no início do séc. XIII, com D. Afonso III, devendo a data situar-se entre 1220 e 1258.

 O Castelo foi reforçado no séc. XVII, mas conserva quase perfeita a sua arquitectura medieval. Lindoso foi o local de luta mais acesa de Entre-Douro e Minho, na guerra da Restauração.

Hoje o Castelo de Lindoso, depois dos trabalhos de restauro com respeito pela sua história, está transformado num espaço vivo, no qual se desenvolvem actividades culturais, promovidas pela Autarquia, pelo Parque Nacional Peneda-Gerês e pelo Museu Militar do Porto.

 

 

 

Barragem do Alto-Lindoso

 

O aproveitamento do Alto Lindoso, é actualmente o mais potente centro produtor hidroeléctrico instalado em Portugal. Localiza-se no rio Lima, a escassas centenas de metros da fronteira com Espanha.

A barragem do Alto Lindoso, no rio Lima, alimenta a mais potente central hidroeléctrica portuguesa, equipada com dois grupos geradores de 315 MW, perfazendo assim um total de 630 MW instalados.

A barragem é em betão, de 110 m de altura, 21 m de espessura máxima e 297 m de desenvolvimento do coroamento, com estrada que liga os concelhos de Ponte da Barca ao de Arcos de Valdevez.

Este projecto de Engenharia Portuguesa ganhou, em 1994, o Prémio Internacional Puente de Alcântara.

A sua produtibilidade média anual é de 933,8 GWh, equivalente a 236 000 consumidores nacionais em baixa tensão (tendo com referência os nºs da ERSE relativos a 2007).

 

 

 


Poço da Gola - Parada, Lindoso