Criar uma Loja Virtual Grátis
 Visite Ponte da Barca
nation2.com

comunidades.net

Ermida

Integrada no Parque Nacional de Peneda Gerês, Ermida tem das mais belas paísagens de Portugal

Património cultural e edificado: Igreja matriz, cruzeiro, núcleo museológico e citânia de Bilhares. Dista 16,5 km da sede do concelho.

Localizada já no coração da Serra Amarela, limitada a norte pelo rio Froufe e a sul pelo ribeiro de Carcerelha, a sua população residente continua a viver fundamentalmente da pastorícia, calcorreando encostas actualmente bastante nuas, onde predomina uma vegetação rasteira de urzes, tojos e giestas.

Do primitivo povoamento conservam-se abundantes vestígios de fortificações castrejas, na montanha onde fica situada. O topónimo proveio-lhe de uma “ermida” com comunidade monástica pré-naciomal dedicada a S. Silvestre (mártir bracarense no séc. V). Crê-se ter-se localizado aqui o mosteiro de Entre Ambos-os-rios, referido num documento do século X. (960). Fez parte do concelho de Aboim da Nóbrega até à sua extinção em 1853.

 


Beleza paisagística

 

Lagoas

 

Biliares

 

 

 

Pedra dos Namorados 

 Dimensões 14.5 x 5 x 20 cm

 

Escultura que foi recuperada intacta por António Martinho Baptista em 1981, e que é mais um monumento do tipo estátua-menir, pois figura uma forma escultória antropomórfica, talhada tridimensionalmente num único bloco, mais conhecida por “Pedra dos Namorados” era destinada a ser colocada erecta e parcialmente enterrada no solo como um menir, podendo, por isso, ser observada de qualquer face, embora se lhe tenha privilegiado decorativamente o anverso. O monumento, esculpido em granito da região, é uma estátua-menir feminina e mede 1,50 m de comprimento, por 0,45 de largura máxima na zona peitoral.

O povo da Ermida há muito que conhecia este monumento, que originalmente não devia estar longe do sítio onde se encontra a aldeia moderna. Pois o bloco esculpido, que está completo, ostenta apenas incaracterísticas marcas de transporte e deslocação e o seu granito é local.

Foi daqui que Rocha Peixoto, nos inícios deste século, fez transportar para o museu Municipal do Porto a conhecida Pedra dos Namorados, uma escultura com um par humano figurado, que actualmente pode ser admirada entre colecções de estatuária do Museu Nacional Soares dos Reis, igualmente no Porto.